quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Uma carta para o meu eu mais jovem, David Robinson

HALL OF FAMER / NBA

Caro David de 18 anos,
Por favor deixe-me lhe dar alguns sinceros avisos sobre algo do futuro.
Amanhã de manhã, você vai fazer seu primeiro teste de natação na Academia Naval dos Estados Unidos. Acredite ou não, a Marinha exige das plebes para realmente ser capaz de nadar.
Claro, você já conhece essa parte. Você está em boa forma, certo? O que é um pequeno banho de manhã?
Mas o que você pode não perceber é apenas quanto tempo 20 minutos de pisar água parece.
Isso mesmo, 20 minutos.
Quando você entra pela primeira vez na piscina, você vai se sentir bem. Mas depois de 10 minutos, seus braços e pernas vão estar queimando tanto que você vai querer parar. Depois de 15? Eu não quero nem te dizer.
Mas você vai pensar sobre o seu pai, e o que ele diria se você falhasse, você vai encontrar uma maneira de manter a cabeça acima da água por 20 minutos.
O único problema é que você ainda não terminou. Seu instrutor de sobrevivência de água com cara de pedra vai gritar, "OK, agora 100 metros de rastejamento".

Não há descanso. Não há, "Senhor, posso respirar um pouco?"

Você está ao mar em águas profundamente abertas sem um PFD (dispositivo de flutuação pessoal), ou pelo menos é isso que seu instrutor está gritando. Afundar ou nadar, plebe.

Você escolhe nadar.

Um pensamento virá à sua mente como você empurrar fora da parede e usar toda a força restante do seu corpo de 6’8” para fazer seu primeiro golpe.

Oh meu Deus. O que eu fiz?

Quando você tocar a parede e virar para iniciar sua segunda volta, outro pensamento virá à mente.

Uh-oh. Estou afundando.

Você está esgotado. Você pega a parede e diz ao instrutor: "Eu não posso fazer isso."

Você, David Robinson, reprovou o seu teste introdutório de natação.

Seu teste de natação. Na Marinha.

Amanhã à noite, quando você se deitar em seu quarto após esse constrangimento e você olha para o teto por horas, você terá outro pensamento. Este é muito importante.

A onde estou me metendo? Por que estou fazendo isso?

Eu quero que você pense muito sobre esta questão em particular.

Nós dois sabemos a resposta óbvia: Você escolheu a Academia Naval por causa de seu pai e avô, que serviram nas forças armadas.


Seu avô é e sempre será seu herói, sua inspiração. Lutou na segunda guerra mundial, veio para casa em Little Rock, Arkansas, e trabalhou por 50 anos como um carteiro no segregado sul. Nem uma vez ele conseguiu uma promoção de emprego em cinco décadas. Mas ele continuou trabalhando da mesma forma. Ele economizou dinheiro suficiente para comprar um piano para sua casa, e ele usou para ensinar seus quatro filhos a tocar. 
Quando você pensa naquele piano, você não pensa em música. Você pensa em toda a família ao redor do piano. Você pensa em quanta alegria ele espalhou. Era mais do que um piano, era um símbolo de algo.
Acima.
Mantendo a família erguida.
Continue trabalhando e salvando e esforçando-se para um futuro melhor para seus filhos e para os filhos dos seus filhos, mesmo se você não vai estar por perto para ver isso se concretizar.
Isso é o que seu avô fez, chuva, neve ou granizo.
Eu quero que você pense sobre a integridade e coragem quando você está olhando para o teto de sua sala de barracas , mas eu também quero que você pense um pouco mais fundo. Você precisa aprender uma lição prática. Apenas coragem não vai salvá-lo de afundar.
Lembra quando seu pai costumava fazer você estudar uma página do dicionário todas as noites depois da escola? Então, no dia seguinte, interrogava você sobre as definições.
"O.K., David, a palavra seguinte é ambidestro."
"Pai, isso é loucura. Nenhuma das outras crianças está fazendo isso! "
"Ambidestro.…"
Seu pai exigente muito de você (na verdade, muito parecido com um treinador que você vai ter no futuro com o nome de Larry Brown, mas isso é uma história para outra hora.) Mas a razão que ele é tão exigente é porque ele está te preparando para o mundo real. Ele não está apenas dando-lhe as ferramentas para se destacar na escola e, eventualmente, escolher onde você vai para a faculdade, ele também está mostrando-lhe como ter sucesso em sua vida após o basquete.
Ele está fazendo o que seu avô fez por ele.
Acima. Sempre para cima.
Como você constrói um vocabulário sólido?
Da mesma forma que você constrói uma casa.
Tijolo por tijolo. Palavra por palavra. Noite após noite.
A mesma regra se aplica a aprender a nadar, ou desenvolver um post move, ou construir um negócio.
A preparação é tudo. Esta é uma verdade simples, mas inegável que está completamente perdido em você aos 18 anos de idade.
A razão que estou escrevendo para você agora não é o teste de natação. O teste de natação não é nada. Vamos lá, você é um garoto afro-americano da Virgínia. Você não cresceu exatamente mergulhando no oceano todo verão. Basta relaxar e praticar todos os dias, e você vai passar o teste de natação.
O que isso realmente é, é sobre como você vai abordar esta coisa muito curta chamada vida.
Eu vou deixar cair uma bomba sobre você agora.
Em quatro anos, você será um alferes na Marinha dos EUA, e você ganhará um salário mensal de US $ 1.260,90.
Eu sei que soa como uma enorme quantidade de dinheiro para comprar pizza, mas não, isso não é o melhor.
 A bomba é que você vai ser escolhido na primeira posição do Draft pelo San Antonio Spurs.
Você vai assinar um contrato de US $ 3 milhões, com um bônus de US $ 1 milhão.
Você estará em uma base submarina em Kings Bay, Geórgia, servindo com o seu compromisso de dois anos na Marinha, esperando para jogar na NBA, e você receberá um cheque por um milhão de dólares.

Será o momento mais surreal da sua vida. Você estará sentado na estação de controle de mergulho do U.S.S. Submarino Buffalo preocupado sobre suas funções como engenheiro civil, quando você parar para pensar, eu tenho um milhão de dólares no banco.

Este é realmente um ponto de virada em sua vida.

É por isso que eu quero que você reflita muito sobre a questão que vai aparecer em sua cabeça quando você falhar o seu teste de natação.

Por que estou fazendo isso?

Quando eu escrevi esta carta para você, você estará muito mais velho, e um pouco mais grisalho. Você experimentou tantas coisas incríveis, e a abundância, também.

Você vai ganhar duas medalhas de ouro olímpicas, levantar dois troféus da NBA, assinar mais muitos contratos, e, inevitavelmente, sua carreira vai acabar, como todas as coisas, e você vai começar uma segunda vida como um empresário.

Mas a pergunta permanece. Se estamos falando sobre o teste de natação, ou sua conta bancária, ou o que você faz da sua vida após a NBA...

Por que estou fazendo isso?

Você vai ganhar mais dinheiro do que seu avô poderia sonhar em ver. Meu conselho para você é guardar esse primeiro milhão de dólares. Não toque nele. Viva do seu salário militar. É suficiente.

Seus companheiros o respeitarão pela sua integridade e caráter, não suas posses. O que você vai fazer de qualquer maneira, dirigir uma Ferrari em torno da base naval? Como isso vai ajudar alguém?

Use o poder financeiro que você será abençoado para criar uma empresa possa investir na comunidade, especialmente a comunidade afro-americana. E criar laços com as muitas pessoas influentes que você conhece ao longo do caminho para que você possa criar uma fundação que irá dar suporte para os jovens como você alcançar seus sonhos.

Eu odeio dizer isso, mas no futuro, o tempo será muito mais implacável. O mundo será lugar muito desafiador para jovens afro-americanos como você. Nem todos eles terão modelos como o seu avô.

Então, antes de eu deixar você, lembre-se destas duas coisas:

Quando você falhar o teste de natação, não fique muito decepcionado. Apenas se lembre como seu pai construiu o seu vocabulário com um grosso dicionário. Prática, filho.

E quando você receber esse bônus de assinatura, não comece a pensar sobre todas as coisas que você pode fazer com US $ 1 milhão. Em vez disso, pense em todas as coisas que seu avô fez com US $ 100.

Quando tudo der errado, confie em Deus.

Atenciosamente,

David


Para quem quiser o link da carta no Players Tribune está aqui

Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário