sábado, 15 de abril de 2017

Russ


Enes Kanter, Center / Oklahoma City Thunder - The Players' Tribune

Eu quebrei o meu braço.

Você deve ter escutado sobre isso.

Mas se você não havia escutado, bem, então...

Desculpa por trazer à tona. Porque essa lesão, para ser honesto, não foi muito inteligente. Foi no final de Janeiro, durante um jogo em casa contra o Mavericks, no calor do momento.

Eu vi essa cadeira no nosso banco, e ela estava sendo meio “punk”, então eu bati nela.

Grande erro – cadeiras são duras. Eu fraturei um osso.

Você sempre odeia desapontar o time, não importa como. Mas com algo assim ... cara, foi pior do que simplesmente desapontar o time. Isso foi também embaraçoso. Eu fiquei meio mal com isso, sabe? É tipo, Enes, o que você fez? Como você quebra seu antebraço socando uma cadeira?

Eu me lembro, após essa lesão ter acontecido, nós descobrimos que eu perderia um mês mais ou menos ... Eu estava realmente temendo que todos do time ficassem bravos comigo. Gritando comigo. Um incidente desses afeta as chances do time de um jeito muito negativo. As pessoas iram ficar bravas.

Principalmente Russ – quem se importa com o time e com vitórias mais do que qualquer um.

Mas eu nunca vou esquecer a resposta do Russ no vestiário após o incidente. A primeira coisa que ele fez foi ir até mim e perguntar como eu estava. Você deve estar pensando OK ... Ele perguntou como você estava, e daí? – Pois é, talvez isso não pareça muita coisa. 

Mas isso significa muito. Foi um jeito de mostrar que ele se importa comigo como pessoa, e que minha saúde vem antes mesmo do recorde do time e essas coisas.

Claro, quando Russ perguntou como eu estava, eu disse para ele que o osso estava quebrado. Era o que eu mais temia a dizer, você sabe.

Mas mesmo após eu dizer isso, ele estava muito calmo. Posso dizer que ele estava triste por mim, mas não muito bravo.

“Coisas acontecem”, ele disse.

Coisas acontecem. É uma boa frase, eu acho.


E então ele diz a mesma coisa para a imprensa no pós jogo. Coisas acontecem. E, eu tenho que te dizer ... isso realmente definiu o tom para o time. Russ é o nosso líder e os outros seguem seu exemplo. E eu acho que era isso que ele estava fazendo lá. Ele percebeu que eu já estava mal o suficiente pela lesão ... Mais que o time todo combinado. E que eu voltaria atrás em um segundo. Não tinha a necessidade de gritar comigo, por dentro, eu já estava gritando comigo mesmo. E então eu acho que Russ estava tentando fazer o time saber, você sabe, muito claramente:

Enes sente muito, e ele é uma peça importante no nosso time. Então vamos apoiá-lo e logo ele estará de volta – e é isso. Fim de discussão.

Isso foi muito importante para mim.

Mas isso é simplesmente o Russ.

Você deve estar se perguntando por que eu estou falando sobre quando eu tive essa lesão estúpida, aqui, na minha história sobre a temporada que Russell está tendo. Mas para mim, eu acho, você sabe ... Essas histórias, elas são as mesmas histórias.

É tipo, OK: Todo mundo já sabe sobre os Triple-Doubles. Eles já sabem que o Russ está quebrando recordes, e fazendo essas jogadas surreais, e liderando o Thunder de volta aos playoffs – mesmo quando a maioria das pessoas durante o verão estavam falando, Nossa, boa sorte para essa cidade. Está tudo acabado para esse time. Eles já sabem que Russ é o melhor jogador na nossa liga, e está tendo a melhor temporada na nossa liga.

Mas acho que eles não sabem que Russ é também um dos melhores companheiros de equipe da nossa liga.

O que eu quero dizer com isso? Bem, vamos começar com: o que você ouve da imprensa, sobre como Russ de algum jeito “não faz seus companheiros de time melhores” – é uma piada. Completamente uma piada. Honestamente, quando penso no que Russ alcançou nessa temporada ... a coisa que mais vem na minha cabeça é como ele fez os caras no nosso time melhores.

E os números são parte disso, claro.

Dez assistências por jogo – isso fala por si só: Eu nunca tive tantos arremessos livres na minha vida como eu tive esse ano, jogando na posição cinco com o Russell na posição um. 

É inacreditável. E 11 rebotes por jogo: Você percebe a vantagem que isso nos dá, de ter um armador que consegue pegar rebotes como Russ consegue? Isso nos faz mais rápidos, e melhores. Isso muda tudo. E então, você sabe, 32 pontos por jogo: O que mais eu preciso dizer? Ninguém na liga consegue marcar o Russ no um-contra-um. Ninguém. Ele de algum jeito para pontuar. E às vezes o basquete é complicado, sim... Mas também às vezes é muito simples. E para mim isso é muito simples: Se você tem um cara no seu time que o adversário não consegue marcar – isso é um grande problema para eles. (Eu disse que era simples.)


Mas mesmo com todos esses Triple-Doubles: O principal jeito que o Russ fez o Thunder melhor nessa temporada – não é algo que você pode simplesmente mostrar em um vídeo de “melhores momentos”, ou com várias estatísticas. Eu não acho. Porque o que Russ fez esse ano é tão incrível, para mim... Não é só que ele fez nosso time melhor.

É mais como ele fez nosso time ... Russ-er (“jeito mais Russ”).

Vou explicar agora.

Eu não preciso comentar sobre toda essa situação do KD aqui, porque isso já está no passado. Kevin é um cara bom, um cara legal, e foi parte da nossa família aqui. E todos nós entendemos que basquete é só negócio. Mas quando ele nos deixou ... cara.

Você sente o impacto, sabe?

Você poderia estar sentindo várias coisas. As pessoas estavam começando a ficar mal. E não eram só os caras do time... mas talvez OKC inteira, a cidade inteira, estava se sentindo mal. Era tipo, Oh, aqui é uma cidade onde temos bons times ... e os fãs realmente abraçam isso ... mas aí os caras não ficam?

E então você escuta todos os experts na TV, dizendo que era hora do Thunder partir para o rebuild – você sabe, “Esses caras tiveram a chance deles, mas agora acabou.” Esse tipo de coisa. E tipo – OK, sério? Simplesmente assim? Acabou? Antes da pré temporada começar, as pessoas já estavam nos dizendo para arrumar as malas e ir para a casa.

E claro – digo, claro mesmo – você sabia que o Russ ia jogar muito mais nessa temporada, e tentar provar para todos os haters e para quem duvidava que eles estavam errados. Mas o que tem sido ótimo esse ano, e o que realmente tem feito a diferença para nós... É como 

Russ fez nosso time inteiro jogar muito mais. De repente nós todos estamos jogando com esse chip no ombro. De repente nós todos estamos levando esses haters para o lado pessoal.
“Haters are gonna hate”, esse é um dilema clássico do Russ.

Mas agora isso é um dilema do time, sabe?


Na verdade, vou frasear novamente – é um dilema da cidade.

Assim como nosso time todo adotou a personalidade do Russ, acho que a cidade inteira adotou a personalidade do Russ.

Eles tinham haters para silenciar, e um grande chip em seus ombros, e algo a provar... 

Assim como nosso time. Assim como Russ.

Vários candidatos a MVP tiveram bons números, e talvez até mesmo colocaram o time nas costas. Mas Russ?

Eu tenho que dizer, esse ano, Russ colocou uma cidade inteira nas suas costas.
  
Então, como eu disse, eu quebrei meu braço.

Foi um mês difícil de recuperação, e eu estava odiando não poder jogar. Mas no final, eu consegui – e no final de Fevereiro eu estava pronto.

E eu senti o impacto no meu jogo quando retornei.

Fui bem/ Não ... não exatamente:

Quatro pontos e quatro turnovers, com 2-12 FG. (Parabéns, Enes.)

Então eu estava obviamente muito desapontado – trabalhei tão duro para voltar e ajudar meu time, mas aqui estou eu, jogando tão mal e cometendo vários turnovers. Eu estava muito mal por isso. E após o jogo, eu estava sentado no vestiário, se sentindo frustrado.

Mas então algo muito legal acontece. Russ me vê no vestiário, cabisbaixo eu acho. E ele diz, “Enes, não se preocupe com isso.”. E então ele me conta a história de quando ele estava se recuperando de uma fratura na mão, anos atrás, e não conseguia fazer nenhuma cesta. Mas até que ele logo estava novo em folha. E ele disse que o mesmo aconteceria comigo.

E eu estava tipo, “Russ, quantos pontos você fez no seu primeiro jogo pós lesão?”
“Trinta.” (Foram 32 pontos, com 12-17 FG em 24 minutos, eu chequei no computador.)

E meu primeiro pensamento foi, tipo, Oh, ótimo. Russ está em outro nível. Mas então eu penso um pouco mais... E percebo que o ponto da história do Russ não era se eu conseguiria ir para o próximo jogo e meter 30 pontos, como ele fez. O ponto da história era que coisas acontecem. E você pode usar isso como desculpa... Ou você pode usar como motivação.

Porque, para o Russ – cara, é só isso. Não existem desculpas.

Tudo é motivação.

E isso é o que ele estava dizendo para mim, sabe? A lesão... Nem pense sobre isso. E ao invés disso, tenha confiança para ir lá... E saiba que se você jogar seu jogo, e não focar no que aconteceu, coisas boas virão.

No próximo jogo, fui lá e fiz 20 pontos e peguei 9 rebotes.

Com 6-9 nos arremessos e 8-10 nos lances livres.
  
E, de diversos jeitos, você sabe, sinto como se essa tem sido a história da nossa temporada.

Coisas acontecem.

Várias coisas aconteceram com o Thunder desde o último verão. E cada uma dessas coisas – seja a Free Agency em Julho... Ou as pessoas nos dizendo para irmos para a reconstrução em Agosto... Ou os experts nos prevendo fora dos playoffs em Setembro... Ou ninguém acreditando no nosso bom início em Outubro... Ou perder sete de nove jogos em Novembro... E então outras quatro de seis em Dezembro... Ou eu quebrando meu antebraço em Janeiro... Ou Russ sendo esnobado do time titular do All-Star Game em Fevereiro... Ou ninguém nos mencionando como contenders em Março, ou em Abril... Cara.
Isso tudo foram apenas momentos, onde algum de nós, ou até mesmo todos nós, poderíamos ter nos virado, ter criado as desculpas, e arrumado as malas para voltar para casa.

Cada uma dessas coisas que aconteceram nos davam duas escolhas:

Nós podíamos ir para casa, ou nós podíamos continuar lutando.

E agora nós lutaremos mais uma vez nos playoffs.

A maioria das pessoas apostarão contra nós – e isso é legal.

Nós não somos o time com o elenco cheio de estrelas... Ou o time da cidade grande... Ou o time com a melhor classificação. Nós não somos o time com o recorde incrível... Ou o time com os fãs famosos... Ou o time com os banners de campeão.

Mas eu devo lhe dizer: Nós sentimos que estamos em um bom lugar.

E nós sentimos como – nesse momento em especial, nesses playoffs em especial, nesse ano em especial – nós podemos dizer a coisa que é talvez, honestamente, até mesmo melhor que qualquer uma dessas. A coisa que às vezes... Em qualquer noite... Parece que é a única coisa que importa no basquete.

Nós somos o time que tem Russell Westbrook.




A carta foi traduzida pelo nosso parceiro @OKCThunder_BR.

Espero que tenham gostado, o link para a carta original no Players Tribune está aqui.

Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Um comentário:

  1. Simplesmente sensacional. Confesso até uma certa emoção.
    Tenho e sinto com muita convicção, que todas as palavras ditas por Kanter são reais. Como torcedor do OKC, confio plenamente no sucesso do meu time. Sei que o exemplo do RW refletirá em toda a equipe. É isso nos tornará uma equipe melhor.
    Não sei dizer se é apenas pensamento de torcedor ou uma relez ilusão, mas estou convicto que vamos adiante nesses Playoffs.
    Sou feliz por torcer para essa franquia, que é mágica, que é diferente, que é especial.
    Torcer pro OKC é acreditar no impossível. Assim como minha maior Paixão: O Flamengo. O que me fez Torcedor do OKC é que me lembra muito o Flamengo: vibrante, cativante, gigante e surpreendente.

    ResponderExcluir