domingo, 27 de agosto de 2017

Há mais de nós do que há deles




Karl-Anthony Towns, Center / Minnesota Timberwolves - The Players' Tribune
Vamos começar com os fatos: Charlottesville não foi apenas um sinal de que o racismo ainda está vivo, mas também uma demonstração da falta de amor e respeito que a humanidade tem um para o outro.

Na última semana ou duas, atualizei Twitter como um pensamento louco, se eu apenas levasse o suficiente, eu poderia entender tudo, sabe o que quero dizer? Talvez você tenha feito o mesmo. Esta semana, voltei a Lexington para jogar no nosso jogo de ex-alunos e ainda está em mente.

Eu venho falando sobre Charlottesville com estranhos. Na quarta-feira passada, em um carro no caminho para LAX, meu motorista e eu conversamos. Ele era um homem negro mais velho, talvez nos anos 60 ou 70, e eu estava bastante certo de que ele tinha um sotaque do sul. Minha avó nasceu na Geórgia, e seu sotaque soava o mesmo. De qualquer forma, o homem me disse que cresceu na Louisiana na década de 1960 e eu disse que eu era de Nova Jersey, com uma mãe dominicana e um pai negro. Acabamos entrando no assunto sobre Charlottesville e o que isso significava. Ele falou sobre crescer no sul nos anos 60. Ele viu as placas do banheiro que diziam "branco" e "colorido". Ele lembra como ele e seus amigos atravessavam a rua porque sabiam que um olhar errado a alguém poderia causar problemas.

Pessoalmente, fiquei desapontado. Não triste, mas desapontado. Eu fui tipo... Derrotado. Sem esperança - Eu tenho esperança. Mas apenas exausto. Se você é uma minoria na América, apenas ver as notícias pode ser cansativo. Normalmente, sou um cara otimista. O que você vê é o que você obtém. Mas acho que essas emoções podem crescer em você.

É loucO porque há um ano atrás, senti alguns desses mesmos sentimentos. Foi depois que eu vi o vídeo de Philando Castile sendo morto.

Em plena luz do dia. Por não fazer nada errado. Direito no Facebook.

Em St. Paul... Minha cidade.

Cidade de Philando.

Meus companheiros de time do Timberwolves e eu falamos sobre Philando depois dessa tragédia e seu nome veio agora e antes durante a última temporada - porque, com esse incidente, parece pessoal. Era uma coisa de Twin Cities. Ele chegou em casa. Não me lembro exatamente o que nós falamos, mas foi mais ou menos assim: Estamos todos sentados lá, como minorias em uma liga que é principalmente minoritária, e nos perguntando, se eu não jogasse na NBA... Seria esse eu?


Havia uma coisa que eu não sentia por Charlottesville.

Eu não me senti chocado com isso.

Sim, fiquei desapontado, mas não chocado. Não é uma surpresa para mim que o racismo esteja vivo em 2017.

Em Charlottesville, acho que vimos uma forma mais visível de racismo. Nós não a vemos isso publicamente com muita frequência, mas esse tipo de ódio é, infelizmente, é tipo normal. Obviamente não me refiro ao normal como aceitável. Não é. É malvado. Eu quero dizer normal, pois não há nada de novo em nosso país. É algo que experimentamos ou ouvimos desde quando crescemos. A América tem lutado contra o racismo desde o primeiro dia. Nosso país está construído sobre isso. É a nossa história.

Com o tempo, tentamos progredir daqueles primeiros dias, mas isso não acontece da noite para o dia. Tenho 21 anos - mesmo durante a minha vida, vi grandes progressos. É louco pensar no homem que me levou ao aeroporto na semana passada - a quantidade de mudanças que ele experimentou. Mas, novamente, tem havido muita estagnação, também. Basta ligar as notícias para ver que as vezes damos um passo a frente e depois damos um passo para trás.

Então é por isso que estou dizendo que não estava chocado. Mas me refiro uma parte disso... Fiquei chocado com uma coisa.

Fiquei chocado com a forma como o nosso Presidente respondeu a Charlottesville.

Nosso presidente recebeu um layup: denuncie supremacistas brancos.

E ele não podia ... e não deveria.

Ele errou... Ele errou feio.

Eu penso sobre isso assim: a resposta do presidente, em termos de basquete... Porque você sabe que sei um pouco sobre o esporte... Foi como pegar a bola em um contra ataque - ninguém passou do meio da quadra - e então tropeçando em seus próprios pés dentro do garrafão enquanto a bola voa para fora da quadra.

Deveria ter sido muito fácil.

É desanimador quando nosso presidente não entende suas palavras carregar uma tremenda quantidade de peso. É realmente difícil ver o nosso presidente se recusar a defender o que é certo - em um momento em que o país precisa disso. Especialmente para as minorias. Não é como se estivéssemos falando sobre impostos ou algo assim. Estamos falando sobre o grande problema que dividiu o nosso país desde o nascimento.


Como eu disse antes, sou uma pessoa positiva e otimista. Eu realmente, tento levar a  minha vida com amor. Eu tento o máximo possível tratar todos do mesmo jeito, não importa o quê. Espero que meus amigos também digam isso sobre mim.

E aqui está como eu tento ver o que aconteceu em Charlottesville:

Primeiro, há mais de nós do que eles.

Há mais americanos que querem entender outras pessoas - pessoas que olham além da pigmentação... Pessoas que conversam com amor que podem tocar a mente e a alma de uma pessoa... E as pessoas que vivem para melhorar não só a vida de suas famílias, mas as vidas de todas as famílias neste belo país. Há mais dessas pessoas do que pessoas que querem dividir, degradar e corromper-nos.

Não sou tão ingênuo que acho fácil. Isso me faz pensar nesta citação de Albert Einstein que eu li: "O mundo é um lugar perigoso para viver; Não por causa das pessoas malignas, mas por causa das pessoas que não fazem nada sobre isso. "Eu acho que ele quer dizer isso, sim, há mais pessoas boas do que pessoas ruins, mas isso só importa se as pessoas boas forem ativas nos seus valores.

Em segundo lugar, eu sei que algumas pessoas vão minimizar o que estou dizendo porque eu jogo na NBA. Eles vão dizer "fique com os esportes" e woo-woo-woo. Mas acredito que a cultura está mudando quando se trata de atletas que falam sobre as coisas que realmente importam.

O basquete é o que faço para ganhar a vida, não quem eu sou como homem. Então, como atletas, temos uma enorme oportunidade de apoiar o que pensamos ser certo e falar sobre o que pensamos estar errado.

E a qualquer um que diga: "Fique com os esportes"... Vamos ser reais: nosso presidente costumava apresentar um programa de Reality Show na TV . Você está me dizendo que não posso expressar uma opinião política?

Finalmente, acredito que Charlottesville não é apenas um evento. Pode ser uma grande oportunidade para conversar uns com os outros mais honestamente. É como o homem que conheci no caminho para o aeroporto na semana passada - só tivemos uma breve conversa, mas foi honesta e real. Aprendi um pouco sobre como foi a vida dele, o bom e o mal. Sou grato por isso. Para mim, é aí que tudo tem que começar - se colando no lugar dos outros.

Esta semana, voltei a Lexington, de volta a este lugar que sinto que posso chamar de casa. Como dizemos aqui, "sangramos de azul". Nós nos reunimos pelo basquete. Lexington não é perfeito... É parte da história do nosso país... Mas o consciência da comunidade me dá esperança. Minha esperança é que todas as raças possam se sentir assim por onde eles chamam de casa.

Quero viver minha vida com amor, mas também com a ação. Espero ter mais conversas e discussões sobre como celebrar o amor e rejeitar esse tipo de ódio que vimos em Charlottesville.

Nós temos que nos amar mais, e temos que mostrar mais. Eu sei disso com certeza.

Obrigado por ler. Com amor,

Karl-Anthony


Carta traduzida por mim.

O link para a carta original no Players Tribune está aqui.

Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário