terça-feira, 3 de outubro de 2017

Obrigado, GOAT


Frank Ntilikina, Point Guard / New York Knicks - The Players' Tribune
Michael Jordan me contou a coisa mais incrível que já ouvi.

Eu não nem tinha idéia de que iria encontrá-lo. Eu era ninguém. Bem, não um ninguém. Como, como você diz ... J'étais juste un mec normal. Apenas um cara normal. Dezesseis anos de idade. Um magrelo jogador de basquete  de Estrasburgo, França. Fui convidado a comparecer ao Jordan Brand Classic.

Foi a minha primeira vez na América, e o que eu conhecia da cidade de Nova York era através de filmes de hip-hop e do programa de TV FRIENDS. Meus irmãos costumavam assistir esse show o tempo todo. Joey. Monica. Chandler (Chand-leur). Sentado em uma grande cafeteria. Sempre amei essa ideia de América.

Lembro-me de ter desembarcado na JFK e estávamos dirigindo para Manhattan - e talvez isso vá parecer estúpido - mas pensei que era tão legal ver todos os táxis amarelos na rodovia. Nossos táxis não são amarelos na França. Taxis amarelos com as letras negras - isso é América para mim. Então eu vi os arranha-céus, de muito muito longe, e era como, Uau. Estou realmente aqui. Estou realmente alcançando meu sonho.

Eu sabia que era chamado de Jordan Brand Classic, mas na minha cabeça, eu nunca pensei que realmente veríamos Jordan. Isso é como dizer que você vai para a igreja e você vai ver Deus, você sabe? É o Jordan.

Então chegamos à arena no Brooklyn e há um monte de jogadores lá. Estamos fazendo algumas coisas e, em seguida, alguém nos leva a uma pequena sala. Estamos lá esperando talvez cinco minutos, e ninguém sabe o que está acontecendo. Talvez a mídia queira nos falar ou algo assim? Estamos esperando, esperando ...

E então, Michael Jordan entra.

The GOAT.

Ele está logo ali.

Eu estou como…

Posso mentir no Players Tribune?

Eu sou como, Oh s ***. MJ.

É engraçado, mas meu primeiro pensamento foi, Oh, meu Deus. Ele mudou.


Não pensei nisso como um cara mais velho, sabe o que quero dizer? Conheci o jovem MJ do YouTube. Então ele começa a falar com todos os jogadores, dizendo: "Bem-vindo a Nova York", e todas essas coisas. E então ele vai ao redor da sala, comprimentando as mãos dos caras. E eu sou como, O.K., você tem que lhe fazer uma pergunta. Você tem apenas uma chance.

Mas eu sou tão tímido. Não - mais do que tímido. Qual é a palavra em inglês? Estou pétrifé. Eu estava tremendo um pouco, e eu tive uma pequena voz.

Então eu disse: "Olá, Michael. Posso perguntar-lhe, qual é a chave para todo o seu sucesso? "

MJ olha para mim. Ele demora um segundo.

Eu pensei com certeza que ele iria dizer o que todos me diziam quando faço essa pergunta. Todos dizem algo sobre trabalho duro. É o MJ. Ele vai me dizer para trabalhar mais do que todos, 100%.

Mas ele não diz isso. Ele diz algo realmente surpreendente. Eu pensei sobre isso o dia todo. Pensei nisso toda a semana. Ainda penso nisso.

Você sabe o que ele disse?

Você vai ter que esperar!

Se eu lhe disser agora, basta clicar na página. Você volta para o Instagram ou o que for. Eu sei como isso funciona. Eu faria o mesmo. Mas você tem que ouvir mais algumas coisas antes de entender porque a resposta da MJ foi tão incrível para mim. Não vai fazer sentido se eu não falar sobre Ruanda, e NBA 2K, e outras coisas.

A NBA foi o meu sonho. Sempre. Meu sonho. Minha família veio à Europa de Ruanda durante a guerra. Minha mãe escapou com meus dois irmãos mais velhos, Brice e Yves, antes mesmo de nascer. Eles foram para a Bélgica primeiro, e nasci lá e depois nos mudamos para a França quando eu era jovem. Durante muito tempo, não sabia nada sobre o que a minha família havia passado na guerra. Na minha cabeça, eu era apenas um garoto francês. Eu amava jogar videogames e amava o basquete. Meus irmãos me levavam para a quadra para jogar um contra um, e eles chutavam meu traseiro. Então, voltavamos para casa e iriamos jogar NBA 2K. E, pelo menos, no vídeo game, às vezes eu iria chutar o traseiro deles.

Durante todo o tempo, estaríamos fazendo trash talk. Eu simplesmente amei basquete. Eu não sei por que, eu simplesmente amei. Eu sempre gostava de ficar acordado a noite toda e assistir os jogos da NBA na TV com meus irmãos, mas minha mãe me dizia não. Ela era uma enfermeira, e ela trabalhou como louca. Ela tinha locais de trabalho, e então, quando ela chegava em casa, ela basicamente cozinharia para nós e depois se deitaria. Quando ela estava dormindo, você não deveria mexer com ela. Então eu me lembro durante as finais da NBA de 2007, eu tinha oito anos e queria ficar acordado. Foram as primeiras finais de LeBron, contra Tony Parker e os Spurs. Eu tinha que assistir. Eu implorei a minha mãe. Ela disse de jeito nenhum.

Eu fui para a minha cama, mas eu sabia que meus irmãos estavam na sala de estar vendo o jogo, então eu não consegui adormecer. Eu saio do meu quarto muito triste, implorando-os. Eles disseram: "Não, vá dormir!" Estou implorando, implorando. Depois de tanto pedido, eles ficaram tão irritados comigo que disseram: "O.K., você pode assistir, mas cala a boca. Ne fais pas de bruit! "

Não poderíamos acordar a mãe. Então, assistimos todo o jogo com o volume realmente baixo, sem fazer som. Quando Tim Duncan fazia algo incrível nós ficavamos loucos... Mas em silêncio. Vocês sabem, agarrando os braços, agarrando-se, como VOCÊ VIU? Mas muito silencioso.

É uma ótima lembrança para mim. Eu sabia, mesmo quando eu tinha oito anos que queria jogar na NBA algum dia. Meus irmãos realmente apoiaram esse sonho, vai parecer engraçado se você não os conhecer. Como quando iríamos para a quadra - quando eu digo que eles estavam chutando minha bunda, eu realmente quero dizer chutando minha bunda. Eu tinha oito anos Mas sem piedade. Bloqueando-me, igual o Dwight Howard. Eles eram como, "O.K., se você quiser, você deve trabalhar nesse movimento, você tem que jogar dessa maneira, você tem que ser difícil".

Eles eram meus irmãos. Eu pensei que eles eram muito legais. Mas eu não sabia o quão difícil eles estavam pegando. Um dia, nunca esquecerei, queria jogar a NBA 2K. Então fui ao quarto de Brice e sua porta estava fechada. Abro a porta, e eu digo: "Vamos lá, vamos jogar".

Ele diz: "Não, eu não posso. Estou estudando.

Estou triste. Eu vou ao quarto do meu outro irmão, e ele diz o mesmo.

Eu sou como, o que está acontecendo? Esses caras estão loucos. É a hora de jogar 2K.

Eu estava sozinho! Então eu saí e joguei basquete na quadra. Voltei horas depois e suas portas ainda estavam fechadas. Abro a porta ao quarto de Yves.

Ele está como, "Ainda estudando".

Então eu digo: "O que você quer dizer? Por que você estuda tanto? "

Ele diz: "Faculdade de Medicina".

Eu estava como, faculdade de medicina? Meu irmão?


Eles ficaram em seus quartos a noite toda. Eles só saíram para o jantar. E eu lembro de comer com eles e minha mãe, e todos estavam tão cansados. E eu era como ... O.K., entendi. É assim que você tem que buscar seus sonhos.

O que não entendi foi de onde veio esse espírito. Eu sabia que eles vieram de Ruanda e que queriam uma vida melhor, mas toda vez que perguntei a meus irmãos sobre Ruanda, eles diriam: "Você não quer saber. Esqueça."

Eu sabia que havia alguns livros sobre Ruanda e a guerra na estante de livros do meu padrasto. Então, um dia, fiquei lá e abri esse grande livro. Eu realmente não entendi todas as palavras, mas vi todas essas fotos da guerra...

Cadáveres por todo o chão. Nada de soldados. Mulheres e crianças.

E isso é tudo que eu tinha que ver. Fechei o livro e voltei.

E eu estava pensando, Oh, meu Deus. Minha mãe e meus irmãos estavam lá? Eles realmente viveram isso?

Não contei a ninguém sobre o livro. Eu fingi que nunca soube sobre isso. Mas quando eu vi essa foto, eu realmente comecei a entender por que todos na minha família estavam trabalhando tão duro. Eu tentei fazer o mesmo, mas apenas com basquete. Quando eu tinha 12 anos, eu fui a uma escola especializada em basquete e eles começaram a falar sobre as equipes profissionais na França e o que é preciso para chegar a esse nível.

Então eu estava como, O.K., esse é o primeiro objetivo.

Quando eu tinha 15 anos, assinei com a academia juvenil de SIG Strasbourg e comecei a jogar para o clube profissional muito rapidamente depois disso. Então com 16 e 17 eu fui  jogar no exterior no torneio FIBA ​​sub-18 e no Jordan Classic e até cheguei a Toronto para o Basketball Without Borders. Eu estava fazendo um bom salário - não dinheiro pra maluco, mas o suficiente para não me preocupar. E então eu disse a minha mãe para relaxar. Eu disse: "Você tem que parar de trabalhar dois em lugares. Você precisa relaxar um pouco. "


E nunca vou esquecer o que ela me disse.

Ela disse: "Vou parar quando todos os meus filhos alcançarem seus sonhos".

Eu disse: "Mãe, Yves é um cirurgião. Brice é fisioterapeuta. Sou um jogador profissional. Nós estamos bem."

Ela disse: "Este não é o seu sonho. Seu sonho é jogar na NBA. Eu só vou relaxar quando você alcançar o seu sonho."

Então, agora chegamos à minha parte favorita da história. Não MJ. Ainda não.

Agora chegamos ao Draft da NBA de 2017 no Brooklyn. Foi tão louco porque na noite anterior ao Draft, minha equipe estava jogando no jogo 4 da final da Liga Francesa! Eu não queria desfalcar meu time, mas não queria perder o melhor momento da minha vida. Então peguei um avião após o jogo com minha família e voamos de Paris para Nova York. Foi o mesmo que três anos antes. Aterrissando em JFK. Viu todos os táxis amarelos. Viu os arranha-céus. Mas agora estou prestes a ser draftado. Foi louco.

Não tinha idéia para onde eu iria. Eu vi no Twitter que os Knicks estavam interessados ​​em mim, mas eu sabia que era eu e alguns outros caras que eles gostavam. E eu não queria colocar nada na minha cabeça, você sabe? Eu não queria me decepcionar. Então, quando chegamos ao greenroom, eu disse ao meu agente: "O que quer que aconteça, não me diga! Eu sei que um cara vai estar soltando as bombas no Twitter, e não quero arruinar o momento. Deixe-me ouvir isso do comissário. "

Meu agente é como "Qual é".

Eu disse não! Sério, não me diga. "

O Draft começa, e Adam Silver subiu ao palco e foi como... Como posso descrever o sentimento?

É como... Quando eu tinha 13 anos, eu estava assistindo o Draft da NBA 2012 na TV em casa e quando Anthony Davis foi escolhido, tirei uma foto e postei no meu Instagram, "Onde os sonhos são feitos".

E agora estou sentado aqui de verdade. Meus irmãos estavam rindo de mim, porque eu estava tão angustiado. Eu não estava relaxado.

Meu agente tinha um pequeno notbook. Logo antes de Adam Silver ir para o pódio para anunciar uma escolha, meu agente receberia algumas notícias de seu telefone e ele iria riscar um nome em seu livro.

Escolha 1. Eu vejo ele riscar um nome fora. É Fultz.

Escolha 2. Eu vejo ele riscar um nome fora. É Lonzo.

Estou tentando não olhar para ele, mas estou olhando pelo canto dos meus olhos porque não posso me conter.

Escolha 3. Risca um nome. Escolha 4, 5, 6...

Minnesota tinha a 7. Eles trocaram a escolha para Chicago. Ele risca um nome fora. Eles escolhem Lauri.

Os Knicks são os próximos.

Meus olhos estão indo para frente e para trás. Estou tentando não olhar.

De repente, vejo-o riscar um nome ... e ele fecha o notbook.

Eu sou como… !!!

Eu tinha o meu telefone no meu bolso. Não queria olhar. De repente, meu telefone está explodindo com mensagens de texto. Está tremendo no meu bolso.

Eu sou como … !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou olhando para a frente, e eu estou dizendo a minha família: "Cale a boca! Não diga nada! "

Adam Silver chega ao palco.

"Com a oitava escolha no draft da NBA em 2017, o New York Knicks selecionam... FRANK...".


Fui bem até chegar nos bastidores com minha família. Então chorei.

Tivemos que voltar ao avião para a França naquela noite, para que eu pudesse jogar nas finais, e quando estávamos no ar, eu disse à minha mãe: "O.K., todos os seus filhos alcançaram seus sonhos. Agora você pode relaxar ".

Ela disse: "O.K., agora eu posso relaxar".

Eu não posso relaxar. Meu sonho está começando agora. Eu vou jogar basquete na maior cidade do mundo.

Então, vou dizer o que MJ me disse quando tinha 16 anos.

Eu disse: "Olá, Michael. Posso perguntar-lhe, qual é a chave para todo o seu sucesso? "

Ele pensou sobre isso. Então ele disse: "O que você tem a fazer é amar o basquete. Você não pode ser ótimo, a menos que você realmente ame o jogo. Uma vez que você ama o basquete mais do que qualquer outra pessoa no mundo, então você está disposto a sacrificar. Você está disposto a acordar cedo. Você está disposto a fazer o que é preciso para ser o melhor. Mas primeiro, você tem que realmente amar."

Parece simples, mas quanto mais eu pensei sobre isso, mais fazia sentido na minha vida. Muitas pessoas estão perguntando: "Quão bom você acha que pode ser? Qual é o seu teto? "Eu não conheço a resposta. Não sei o que vai acontecer na NBA. Mas eu sei que amo o jogo mais do que qualquer coisa.

Então, você tem isso - é por isso que ele é a lenda. Estive pensando no que ele disse nos últimos três anos.

Obrigado por seu conselho, Sr. Jordan.

Merci, GOAT.

Carta traduzida por mim.

O link para a carta original no Players Tribune está aqui.

Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário