quarta-feira, 31 de maio de 2017

Eles podem tirar o seu país, bem dessa maneira


Enes Kanter, Center / Oklahoma City Thunder - The Players' Tribune
CENTER / OKLAHOMA CITY THUNDER

Na semana passada, escapei no meio da noite da Indonésia. Então eu fui detido em um aeroporto na Romênia porque o governo turco cancelou meu passaporte. Tudo isso no mesmo fim de semana. Talvez você tenha visto os vídeos que postei.

Também foi meu aniversário no sábado. Completei 25 anos.

Em um segundo, eu não tinha pais. Bem desse jeito.

Foi um aniversário muito estranho.

É louco como um governo pode tirar seu direito de ir para casa. Ou a sua liberdade de viajar. Não é por crimes reais, mas pelo que você diz ou o que você acredita.


Foi o que o governo Erdoğan fez comigo. Isso é o que está acontecendo agora com milhares de pessoas na Turquia. A maior ameaça para Erdoğan é a liberdade de expressão, então ele vai punir qualquer um que fala ou pense por si mesmo. Você pode pedir aos manifestantes espancados por seus detalhes de segurança na semana passada em Washington, DC.


Agora voltei no solo americano. Eu nunca estive tão aliviado ao ver um sinal de "Bem-vindo ao EUA" em um aeroporto.

Eu sou O.K., mas também não sou O.K, você sabe? Eu sou sortudo. Minha história teve um final feliz. Existem milhares de outros turcos lá fora, com histórias que não têm finas felizes. Eles não são tão sortudos.

Vocês precisam saber o que está acontecendo na Turquia agora. Espero que as pessoas ao redor do mundo abram seus olhos às violações dos direitos humanos. As coisas ficaram muito ruins ao longo do último ano. Esta não é a minha opinião. Nós não sabemos tudo o que está acontecendo dentro da Turkia, mas sabemos alguns fatos. Jornais e mídia foram restritos. Acadêmicos foram demitidos. O protesto pacífico não é permitido. Muitas pessoas foram presas sem acusações reais. Há relatos de tortura e estupro e coisas piores.

Basta pensar assim: Se o governo de Erdoğan tratará um jogador da NBA desta forma, como você acha que é para todos os outros?
________________________________________

Agora vou dizer-lhe como escapei da Indonésia antes do meu aniversário. Ouvi uma batida na porta do meu hotel enquanto dormia. Foi assim que tudo começou.

Eu uso a palavra "escapou" porque era o que sentia. Mas não como um filme. Isso foi real. Eu não uso a palavra para se divertir. Se eu tivesse sido enviado de volta para a Turquia, talvez você não estivesse me ouvindo agora. Existem muitos professores, advogados, juízes, médicos e outros na prisão na Turquia, cujo "crime" era o uso de sua voz.

Eu estava na Indonésia para dirigir uma clínica de basquete para crianças. Foi para minha fundação, a Fundação Enes Kanter Light. Na sexta-feira, depois da última clínica, fui ao meu hotel e fui dormir.
Às 2:30 da manhã eu acordei. Alguém estava tocando na minha porta. Foi meu gerente. Ele parecia muito sério.

"A polícia está procurando por você", disse ele. Ele havia recebido uma ligação de um dos contatos locais. A polícia indonésia havia chegado à minha clínica de basquete na noite anterior. Por quê? Porque eles receberam uma chamada do governo turco dizendo que eu era "um homem perigoso".


Agora eles estavam me procurando. Eles queriam "falar" comigo.

Se você é da Turquia, você nunca pensa que os agentes estão apenas lá para "conversar".

O contato local recomendou que vejamos a polícia pela manhã. De jeito nenhum. Meu gerente não queria arriscar isso. Decidimos sair. Pelo menos, teríamos a chance de escapar enquanto todos ainda dormiam.

Às 3:10 da manhã, compramos as passagens de avião. Estávamos em um táxi às 3:30. Ainda estava escuro. Não tínhamos certeza se estávamos sendo seguidos. Eu estava segurando minha respiração o tempo todo. Nós abordamos o avião sem problemas, mas eu estava nervoso até o momento em que eu pudesse nos ver decolar do chão. Era um voo de 5:25.

Pensei que estivesse a salvo. Mas o governo turco deve ter ficado bravo com o fato de eu fugir.
Quando cheguei em Bucareste, foi quando descobri que meu passaporte tinha sido cancelado.
Eu tinha escapado da Indonésia Mas não de Erdoğan.
________________________________________

Quero que vocês pensem sobre o que o governo turco quer dizer quando dizem que eu sou um homem "perigoso".

Nunca quebrei nenhuma lei. Não passei no sinal vermelho, nada. Mas eu sou perigoso? Por quê?
Mas se você sabe alguma coisa sobre Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia, a razão não é uma surpresa.

Desde o fracassado golpe do ano passado, Erdoğan transformou o governo em uma ditadura. Quem é contra ele, ou diz algo contra seu governo, é um alvo. Não tome a minha palavra para isso. Você pode apenas ler as notícias. Você pode pedir a Amnistia Internacional.

Eu falo minha opinião sobre coisas que eu acredito. Eu sempre tenho. Compartilho meus pensamentos no Twitter e no Facebook sobre as coisas terríveis que estão sendo feitas às pessoas na Turquia. Quero que o mundo inteiro conheça os abusos dos direitos humanos que estão acontecendo lá.

Para o governo Erdoğan, isso me deixa um homem perigoso.

E é por isso que eu fui detido no último sábado no aeroporto da Romênia. Como falei, foi um aniversário estranho.

Lembro-me do meu 21º aniversário, quatro anos atrás. Falei no Peru, em casa com meus pais e meu irmão e irmã. Minha mãe fez türlü. É um cozido turco com legumes e carne. Eu sonho com essa refeição. Minha mãe torna o melhor.

Mas não voltei a Turquia há mais de dois anos. Não falo com meus pais faz dois anos. Meu irmão me disse que tem medo de sair em público. Não sei se posso voltar, ou se eu voltar a ver meus pais novamente. Um dia, meu pai foi ao supermercado e recebeu um cuspão no rosto dele. O cara que cuspiu disse a meu pai que era por minha causa. Eu me sinto terrível por isso.

Já não tenho mais amigos turcos. Eu costumava, antes do golpe falhado no ano passado. Agora eles não podem falar comigo. Se eles me contatassem, poderiam ser colocados na prisão. Mesmo que eles me seguiram no Twitter ou curtam uma foto na minha página do Facebook, isso poderia causar algum um problema.

Tenho ameaças de morte o tempo todo. Eu recebi dois deles ontem. É porque Erdoğan acredita que a liberdade de expressão é perigosa.

Eu jogo basquete. Eu não sou um político ou um jornalista. Mas eu tenho uma voz e eu quero usá-la para pessoas inocentes na Turquia que estão sendo punidas por expressar suas ideias e crenças.
Hoje eu não tenho pais, mas vou descobrir as coisas. Eu me senti em casa na América desde que cheguei, e um dia espero tornar-me cidadão americano.

É meio louco para mim. Estive nos EUA por quase 10 anos, mas em Oklahoma City, as pessoas ainda sorriem para mim e dizem: "Bem-vindo". Isso me faz sentir como se as pessoas aqui me apoiam. Como se soubessem de quem sou eu mesmo.

Sinto que tenho uma família americana. Ontem eu encontrei Nick Collison em Nova York. Quando ele me viu, ele apenas abriu os braços e me deu um abraço. Esse é o Nick.

Russ me enviou mensagens no sábado, quando fiquei preso na Romênia. Ele disse: "Deixe-me saber o que posso fazer por você".

Esse é o Russ


Ele também me enviou uma hashtag: #FreeEnes.

Eu tive uma grande gargalhada com isso.

Foi um presente de aniversário perfeito.

Mas, sério, garotos, obrigado pelo apoio. Para todo mundo. Obrigado por tomar o tempo para aprender sobre o que está acontecendo na Turquia.

Nunca devemos esquecer quão importante  é a nossa liberdade aqui na América. Isso é algo que você aprecia ainda mais quando são tirados de você.



Espero que tenham gostado, o link para a carta original no Players Tribune está  aqui.

Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário