sábado, 24 de junho de 2017

O Picasso Barbudo é o MVP


Trevor Ariza, Forward / Houston Rockets - The Players' Tribune

Eu estou aqui para tentar convencer todo mundo basquetebol que James Harden é o MVP deste ano.

Mas antes de eu começar, se é legal para você eu quero apenas endereçar aos fãs do Houston por um segundo.

O que se passa, Red Nation? É o tempo dos Playoffs novamente,e eu quero fazer alguns lembretes.

Lembram do ano passado por volta desta altura?

Nós acabamos de terminar a temporada 41-41. Tinha sido um ano duro - com dois treinadores diferentes e alguns altos e baixos.Nós mal conseguimos entrar nos Playoffs isso em 8° lugar, depois perdemos na primeira rodada.

Não era o tipo de época que esperávamos depois do ano anterior, quando fomos para as finais da
conferência Oeste. Lembra?


Eu sei que você lembra. E nós também — porque o fim da temporada veio cedo no ano passado, que nos deu muito tempo para pensar... e para ouvir.

As pessoas estavam dizendo muitas coisas sobre a nossa equipe: Tenho a certeza que muito de
vocês ouviram as narrativas que começaram a se formar no verão passado sobre o Rockets?


Primeiro o treinador D'Antoni chegou, e as pessoas foram críticas. Eles questionaram se o
nosso time era um bom ajuste para o seu estilo Up-tempo.


Então Dwight saiu, e as pessoas estavam dizendo que estávamos destinados a alguns anos Ruins.

Nós pegamos o Eric Gordon e Ryan Anderson — e as pessoas se perguntavam como os caras que
não tinham realmente encontrado seus encaixes para outras equipes estavam indo para nos ajudar
a chegar onde queríamos ir.

Lembra desta narrativa — De como deveríamos provavelmente apenas perder tudo e começar de
novo?


Houston, você sabe do que estou falando. E eu sei que todos vocês odiaram ouvir isso.

Não foi divertido para nós ter que ouvir,também.Críticos serão Críticos.Mas uma coisa que eu não posso me abalar é como as pessoas nos escreveram mesmo antes de chegarmos ao campo de treinamento. Já no verão passado, o consenso foi que nós terminariamos 41-41,42-40 ou 40-42, como no ano anterior.

E os Playoffs? Eu acho que as pessoas pensaram que,se fizemos os Playoffs não íamos sair da primeira rodada.

Nós tínhamos um plano diferente. Ou na verdade nós não.


James Harden tinha um plano.


OK,desculpas por esse desvio.

Eu deveria falar sobre a corrida de MVP. Meu Plano original era falar sobre estatísticas, e para dizer-lhe porque os números de James Harden são mais impressionantes do que as estatísticas do LeBron, Russ, Kawhi... e blah, blah, blah.

Mas vou deixar os números que as pessoas fazem de tudo. Não sou um grande cara de estatísticas.

Se as estatísticas sozinhas fossem o argumento na conversa do MVP,o ano do Russ de duplos
triplos super-duplos provavelmente receberia o prémio. Eu amo o Russ — ele é como meu irmão. E o que ele está fazendo neste ano é alguma M**** fenomenal, sem dúvidas.

Você também pode argumentar que as estatísticas do Kawhi, em ambos os lados da quadra, são dignas de MVP.E as estatísticas do Lebron este ano — suas estatísticas todos os anos durante a última década — são absolutamente dignas de MVP.


Mas os números não são toda a história com James. O problema é que, embora eu conheça muito bem James, é muito difícil colocar o seu jogo em palavras. É difícil descrever a maneira profunda em que James Harden muda o jogo de Basquetebol quando ele está na quadra. Não é capturar a maneira como ele pode ver dois ou três passos a frente de todos os outros.James é diferente de qualquer jogador com quem já joguei.

Eu sei que James pode ser difícil para a maioria das pessoas ler, com sua barba e suas expressões faciais na quadra. Ele tem o seu próprio "Swagger" - ele não está copiando ninguém e ele realmente não lembra de ninguém, passado ou presente. Ele tem um estilo lento e rápido. Ele é uma grande ameaça de três pontos, mas ele é ainda mais mortal indo para cesta. Ele liderou a liga em assistências este ano, mas também é sem dúvida o melhor cara da NBA a chegar à linha. James não apenas melhora todos os seus companheiros de equipe, ele também facilita o jogo para nós. Seja eu ou Eric ou Ryan ou Lou, estamos todos tão abertos o tempo todo. Não é por acaso que acabamos de definir o Recorde de mais três pontos feitos por uma equipe em uma única temporada.



Para mim, James Harden é como Picasso do basquete — Ele é um artista cujo trabalho você respeita, mesmo que você não compreenda isso significará algo mais tarde. (Ou talvez Van Gogh ou algum outro artista — Eu não sou um ilustre da História da arte, mas você entendeu).

Então eu estou pedindo que você pense fora da caixa — assim como James faz quando ele está jogando Basquete.

Para realmente explicar porque James Harden é o MVP, tenho que contar sobre o seu jogo com uma História.

Para fazer isso, tenho para o verão passado — quando todas as narrativas negativas sobre o Rockets estavam acontecendo. Essa é a melhor maneira de colocar em perspectiva a temporada inacreditável de James.

Depois que o treinador D'Antoni foi contratado uma das primeiras coisas que ele fez foi estabelecer uma reunião com James. Em seu primeiro encontro — "Franchise Player" e o novo Treinador — O treinador perguntou a James algo que provavelmente soou... Insano. E eu percebo que todos podem conhecer a história agora, mas basta um segundo para considerar o quão louca a primeira ordem de negócios do D'Antoni foi.

Ele pediu a James para se mover a posição de Armador.

Você deve entender o quão ousado o pedido do treinador foi: Um novo treinador perguntando a um dos melhores pontuadores desta geração — 1,96 m, 220 Kg que nunca jogou na posição de Armador.

Quero dizer, olhe: James Harden acabou de sair de uma temporada quando ele tinha em média 29
pontos... E agora o treinador D'Antoni queria que ele... Aceita-se um papel que significaria menos chance de marcar? Como isso não soa como uma rejeição?



Eu posso ti dizer. Se eu fosse James Harden, eu poderia ter dito, "Quem você acha que é, Treinador"? Quase como um reflexo.

James não respondeu dessa maneira no entanto.
É por isso que ele é o Picasso da Quadra, ou Rembrandt ou Gaugin ou Cezanne (Eu tive que
olhar esses Caras). Basicamente, há muito no jogo de James que você não vê no início, mas
depois... Você consegue. James perguntou ao treinador uma pergunta — apenas uma — em resposta: "Será que isso nos ajudará a ganhar?".

O treinador disse que sim, mas também advertiu James para estar preparado para um ajuste sério.

James nem sequer levou um dia para pensar sobre isso.Ele simplesmente disse logo no local: "Sim vou fazer isso".

Você sabe o quanto isso é raro? As super-estrelas da NBA não mudam de posição no seu auge. Não em 8 anos de carreira. Não quando eles estiveram consistentes no topo da liga em pontuação...E especialmente não quando a sua equipe não tem outro marcador dominante. Porque eles? É um grande salto de fé. É também um risco para a sua estatística pessoal. É muito, muito difícil desconstruir seu jogo sem precisar de uma temporada inteira — ou mais — para reconstruí-lo. E sem o seu jogo, sofrendo entretanto.

Eu sei, porque joguei com muitas Super-estrelas. Começando como um Pontuador, e depois armador? Você simplesmente não vê isso. Às vezes, você vê o contrário, como Steve Nash, outro cara que jogou para D'Antoni (E quem o treinador ajudou a transforma-lo de um distribuidor em uma dupla ameaça).

Quando a temporada começou, James estava em fogo na posição de armador e ele nunca olhou para trás. As pessoas realmente não apreciam a rapidez com que ele dominou o o papel.
Geralmente, há um período de ajuste depois de fazer uma mudança drástica de posição assim — você deve se dar tempo para cometer Erros. Mas mesmo com tudo o que estava acontecendo, suas
médias de pontos por jogo não caíram do ano passado — E suas assistências subiram quase quatro por jogo (Eu tive que olhar essas estatísticas). Mais 4 Assistências por jogo. Pense nisso — Kawhi, com todo o devido respeito, tem 4 assistências por jogo.

Mas uma das coisas mais subestimadas sobre James é seu nível de maturidade. Ele não acha que ele sabe de tudo. Super-Estrelas costumam pensar que que sim. Eu entendo... muitas vezes é o que os torna tão grandes — eles confiam nos instintos que os levaram ao topo. Mas James é diferente nesse nível... Ele está disposto a questionar sua própria compreensão de jogo. Ele admite que ele não sabe de tudo. Ao mudar para armador, James mostrou que ele está disposto a fazer sacrifícios pessoais para nos tornar uma equipe vencedora.



Coloque desta forma: James poderia ter média de 40 pts(e sete e sete) se ele não estivesse jogando de armador.

Eu realmente acredito nisso.Mas também sei que o Rockets não ganhariam 55 Jogos e terminariam com o terceiro melhor Recorde da Liga.

Diminuindo um pouco, a única coisa que me incomoda sobre a conversa do MVP é que às vezes nos concentramos tanto em números e comparações estatísticas que tendemos a afastar-se do que realmente importa sobre o Basquete: Ganhar.

No início do ano, muitas pessoas disseram que não íamos ganhar muitos jogos nesta temporada.
Eu não sei, talvez eles esqueceram que temos James Harden em nossa equipe? James está focado em ganhar. Assista algumas performances dele nos playoffs também. Eu gosto de dizer que James não é apenas incrivelmente consistente o que ele é. Mas ele também é consistentemente
inacreditável, especialmente em grandes jogos.

A chance de provar que está equipe pode ser verdadeiramente especial começa agora. Fãs do Rockets, eu sei que você vai andar por nós.
Nós iremos tão longe quanto o nosso Picasso Barbudo nos levar.



Carta traduzida pelo @NBAAngola, link para a carta original em inglês esta aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário