terça-feira, 27 de junho de 2017

Para o Cara Mais Barulhento em Quadra



Lonzo Ball, Draft Prospect / NBA - The Players' Tribune

Querido pai,

Nos últimos meses, você falou muito sobre mim - talvez mais do que possa importar para alguns. Então, com o dia dos pais chegando, eu imaginei que escrever isso poderia ser uma boa maneira de falar algumas coisas sobre você.

O verdadeiro você - não a pessoa que todo mundo viu na TV. Simplesmente, meu pai.

Uma das coisas que eu mais admiro em você é que você realmente não se importa com o que os outros pensam. 

As pessoas podem ter as opiniões que quiserem sobre quem você é como pessoa, mas eles nunca terão todos os fatos. Eles nunca te conhecerão como eu conheço.

Eles não estavam lá quando você esvaziou a nossa sala para que meus irmãos e eu tivéssemos um quarto para jogar e sermos apenas crianças.

Eles nunca acordaram com o cheiro de um dos seus café-da-manhãs característicos que você nos fazia todo dia durante nossa infância.

E eles não estavam lá quando você fazia questão de que eu cuidasse da minha vida dentro de sala e me formasse na escola com um GPA de 4.0.

Mas você estava.

Provavelmente isso não irá surpreender ninguém mas, desde que eu me lembre, você sempre foi o cara mais barulhento na academia.



Não importava se você estava treinando meu time ou sentado nas arquibancadas, eu sempre soube que você estava me acompanhando de perto, pois eu sempre conseguia te ouvir. E foi sempre assim - você não está apenas presente, você está envolvido.

Quando eu estava no ensino fundamental, comecei a sonhar que um dia chegaria à NBA. Eu queria ser um armador, igual ao Magic Johnson. Você concordou em me mostrar como chegar lá. Você fez sua vida treinando atletas - e ainda continua -, então eu coloquei minha confiança em você. E, em retorno, você me fez trabalhar.

Eu ainda tenho sua rotina engrenhada na minha mente. Provavelmente sempre terei.

Às segundas, quartas e sextas, erguíamos peso.

Terças e quintas, barras fixas.

E então tinha a colina. Ah, cara, aquela colina.

Todo dia, não importava o que fosse, você levava LiAngelo, LaMelo e eu na esquina de casa em Chino, para corrermos, subindo e descendo a colina no calor, antes de nos levar para casa para fazermos abdominais.

Você sempre estava lá fora conosco, mostrando-nos o caminho. Você estava lá a cada passo. Empurrando, encorajando e recusando tudo aquilo senão o nosso melhor. Você nunca me forçou a fazer nada daquilo. Você soube que nunca precisaria. Você me entendeu.

E quando eu precisava de motivação, você sempre soube como "apertar meus botões". Não era fazendo com que eu repetisse meu exercícios nem nada no tipo. Tudo se resumia em dizer algo simples como, "espero que saiba que você não está melhorando". Isso era tudo que eu precisava ouvir de você para me fazer continuar trabalhando.



Independente do que vier, sempre lembrarei das nossas viagens em família para os jogos. Sempre com você na frente juntamente com minha mãe, tocando música e animando meus irmãos e eu no banco de trás.

O caminho até o jogo era sempre uma festa, mas o clima na volta pra casa, bem, dependia de como o jogo havia sido.

Você nunca me disse, "ótimo jogo" e deixou por isso. Vitória ou derrota, você sempre foi capaz de achar algo onde eu poderia melhorar. Alguns são intimidados por causa do seu tom de voz, mas eu sempre soube internalizar o que você diz, ao invés de como você diz. Pois quando você despeja tudo, sempre existem verdades naquilo que você me diz.

Eu nunca irei esquecer da partida que jogamos contra uma equipe viajante de Nova Iorque, há alguns anos. Eles eram mais velhos que a gente, e nós éramos muito menores que eles. Quer dizer, Melo provavelmente era um pé (30.48cm) menor que cada um dos caras daquele time. A desvantagem era tão grande que eu tive que marcar o power forward deles na defesa.

Era o tipo de jogo em que a maioria dos times provavelmente tinham conhecimento de que iriam perder. Na realidade, a maioria dos times estaria satisfeito se mantivesse a desvantagem dentro dos 20 pontos.

Porém, nossa família não.

Nós fomos lá e corremos por toda a quadra. Fizemos chover bolas de três neles e pressionamos o jogo todo. E nós ganhamos.

Aquela foi uma boa viagem pra casa, de verdade.



Muita gente pergunta se eu nunca me enjôo de você falando sobre mim. Eles veem como, na maior parte das vezes, eu guardo tudo pra mim e acham que eu preferiria que você fizesse o mesmo.

O que eles não percebem é que todas as que você disse publicamente sobre mim, são as mesmas coisas que você tem me dito pessoalmente durante minha vida toda. E na maioria das vezes, você estava certo. Através dos anos, você predisse muita coisa que outrora parecia impossível. Até mesmo na noite da loteria do draft, quando os Lakers acabaram no top 3, você começou a correr pela casa e gritar, "EU AVISEI TODO MUNDO, EU AVIEI A ELES QUE ACONTECERIA". Foi hilário.

As pessoas podem não ver, mas eu tenho a mesma confiança que você tem. (Eu acho que Melo pegou todos os seus genes do falatório.) Na realidade, quando penso sobre isso, confiança é a coisa mais importante que herdei de você. A diferença é que eu a internalizei. Tudo que você me disse, eu absorvi e usei em quadra. É lá onde eu falo.

A confiança que você tem em mim faz com que eu me sinta muito forte. Me ajudou a nunca recuar diante de um desafio, e permanecer verdadeiro comigo mesmo. Eu darei o próximo passo até a NBA sabendo que estou preparado. E não importa o que jogarem em mim, sei que você sempre irá me defender.

Não há nada que eu um dia possa fazer para verdadeiramente lhe pagar de volta por tudo o que você fez por mim. Tenho um ou dois carros na minha mente, mas um carro não vai de fato valer parte disso. O melhor jeito que sei para lhe pagar é vivendo através da visão que você sempre teve por mim. Você sempre dizendo que chegar até a NBA é mais fácil do que continuar lá. Eu quero pegar toda a fé que você colocou em mim e justifica-la. Quero que você me veja jogar e possa descansar com um senso de dever cumprido, sabendo que eu consegui. Que nós conseguimos.

Eu sei que existem muitas crianças que não foram sortudas o suficiente para ter uma figura paterna em suas vidas. Esse é um obstáculo difícil de superar, de fato. Então, independente do que os outros pensam de você, eu sou incrivelmente grato por ter você como pai. Se eu não tivesse você como uma influência em minha vida, eu não acho que estaria onde estou hoje. Na verdade, eu sei que não.

Você não teve a mais fácil das vidas. Tudo que você tem, teve de trabalhar por. E você gastou toda sua vida adulta instigando essa ética de trabalho em mim e meus irmãos, para ter certeza de que nunca tivéssemos que enfrentar os mesmos desafios que você. Não consigo pensar em nada mais que eu poderia pedir de um pai.

Obrigado por me ensinar como jogar esse jogo. Obrigado por me ensinar como ser um homem. E obrigado por nunca se desculpar por ser você.

Feliz dia dos pais, pai. Amo você.


Carta traduzida pelo @igkrichq

O link para a carta original no Players Tribune está aqui.

Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Um comentário: